Bicentenário de Dom Pedro II: confira a programação cultural do Museu

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) abre o início da temporada de comemorações do Bicentenário de Dom Pedro II. Durante todo o mês de dezembro, será realizada uma série de visitas temáticas aos sábados, sempre às 14h, sobre as histórias e curiosidades do Imperador. As visitações são gratuitas e não requerem inscrições

O público também poderá conferir de perto o imponente fardão de maioridade de Dom Pedro II que já está em exposição no segundo andar, na Sala da Memória Monárquica. O traje – composto por tecido de lã, seda, fio metálico dourado e colchete – foi utilizado na cerimônia de promoção de sua maioridade, ocorrida em 23 de julho de 1840. A peça foi adquirida posteriormente por Alfredo Ferreira Lage, fundador do Museu, e só entrou em exposição a partir de 1926.

A diretora da Mapro, Ana Maria Werneck, destaca: “no dia 2 de dezembro, iniciamos as comemorações do Bicentenário de Dom Pedro II. A Fundação Museu Mariano Procópio possui umas das mais relevantes coleções de itens relacionados ao tema. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso com a divulgação, o acesso e valorização desse acervo, contribuindo para ampliação do conhecimento histórico em nossa sociedade.”

Os prédios históricos do Museu Mariano Procópio abrem para visitação espontânea e gratuita de terça-feira a domingo, de 9h às 16h. O Parque também funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.